segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Prisciliano, um Cristão Livre – O seu eco na cultura galaico-portuguesa


“Prisciliano, um Cristão Livre – O seu eco na cultura galaico-portuguesa” de Victorino Pérez Prieto

Prisciliano, um Cristão Livre. O Seu Eco na Cultura Galaico-portuguesa é uma aproximação do ponto de vista científico à identidade de uma das figuras mais fascinantes da cultura e história galaico-portuguesas, dando a conhecer o que hoje podemos dizer sobre Prisciliano.

Prisciliano foi um cristão livre e evangélico do século IV, bispo na província romana da Galécia (que incluía a Galiza e o Norte de Portugal), condenado como herege, o primeiro da época cristã, depois das perseguições romanas. 

R. Otero Pedrayo escreveu: "Prisciliano é a maior individualidade que a Galécia conheceu. Não foi um homem solitário, foi um homem do seu tempo e, ainda mais profundamente, do seu povo." E Teixeira de Pascoaes chega a escrever: "Prefiro Platão a Aristóteles e Orígenes a Santo Agostinho, e o galego Prisciliano ao São Tiago de Compostela".

Este livro não fala apenas da vida e obra de Prisciliano, mas também do Priscilianismo, que permaneceu vivo durante mais de dois séculos depois da sua morte trágica, e continuou a existir de forma mais implícita até aos nossos dias, dentro e fora, quer de Galiza, quer de Portugal.

Em particular, este livro pretende abordar, de maneira quase exaustiva, o peso e a importância de Prisciliano na cultura galaico-portuguesa, principalmente desde o século XIX até aos nossos dias.

A sua presença é evidente em textos de figuras célebres de Galiza como Otero Pedrayo, Castelao, Portela Valladares ou Cotarelo Valledor; e, em Portugal, como Sampaio Bruno, Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão ou Agostinho da Silva. Até em textos de escritores contemporâneos de Galiza e Portugal como Millán Picouto, Roberto Vidal Bolaño, João Aguiar, ou no último romance de Alberto S. Santos, encontramos a manifestação de Prisciliano e do Priscilianismo.


Victorino Pèrez Prieto é escritor, teólogo, filósofo e professor; especialista em temas de cultura galega, interculturalidade e diálogo interreligioso. Estudou Filosofia e Teologia em Santiago, doutorou-se em Teologia na Universidade Pontifícia de Salamanca e em Filosofia na Universidade de Santiago, com duas teses sobre Raimon Panikkar. Após muitos anos enquanto professor de Instituto, passou a dar aulas nas Universidades A Coruña e de Santiago; e também ministrou cursos na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, na USC, e em outros centros de Itália e Colômbia.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário