sábado, 8 de abril de 2017

Escrever & ilustrar: processo criativo

 

“Da Espera Ao Instante… O Infinito” texto J. Bernardino Lopes, pinturas Pedro do Couto Lopes

«Eis uma narrativa com dupla linguagem: numa as palavras sucedem-se uma a uma, na outra cada pintura abre caminho à seguinte. Nenhuma delas ilustra a outra: complementam-se numa única história. A primeira tem autor (J. Bernardino Lopes) e a segunda também (Pedro do Couto Lopes).
Os dois autores, separados por uma geração, estão interessados em contar uma história que acrescente algo à beleza e à inteligência. Uma história que ajude pequenos e graúdos a olhar as coisas com outros ouvidos e a cheirá-las com outro tato.
Mimi e Fifi, os protagonistas, percorrem o tem­po, explorando o espaço com todos os senti­dos. Na espera de coisas urgentes para fazer (comer…) acontecem experiências fantásticas, em instantes, que os transportam para o infinito! Pelo caminho criam-se laços humanos intensos e multifacetados.» J. Bernardino Lopes


«As pinturas aqui apresentadas são um produto de uma colaboração artística e literária entre Pedro do Couto Lopes e J. Bernardino Lopes.
A cooperação mútua entre os autores permitiu o processo criativo do qual surgiu “Da espera ao instante... o infinito”.
O desenvolvimento do livro possibilitou investigar o processo criativo de exploração e decantação da realidade em conjugação com a imaginação.
À medida que a colaboração se ia desenvolvendo cada vez mais se tornava excitante trabalhar com J. Bernardino Lopes. As pinturas tornavam-se mais profundas e tridimensionais ao mesmo tem­po que o texto se ia enriquecendo e tornando mais denso e complexo.
Houve um momento mágico que ocorreu quando deixei de ilustrar o texto e comecei a usá-lo como premissa para o desenvolvimento espontâneo de trabalho abstrato sobre ideias refletidas no texto.
“Da espera ao instante... o infinito”, é o veículo da imaginação que flutua entre o nosso dia-a-dia e as profundezas dos nossos pensamentos. Não existe apenas uma realidade, mas um universo de possibilidades que se tornam intermináveis à medida que nos deixamos guiar pelos nossos
instintos.
Estas pinturas são fruto de atividade criativa, permeada pela libertação das energias/manifes­tações do subconsciente. Pretende-se abrir pos­sibilidades e estimular o lado criativo que advém do nosso poder de estabelecer amizades e amar tentando atingir o infinito.
Desejo que o livro vos permita submergir num mundo em que a certeza e a incerteza tenham a mesma significância e vos possa enamorar por diversos significados de cada pintura!» Pedro do Couto Lopes

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial... 
[também disponível dos autores o seguinte título: “O Bico Azul – uma viagem por onde os nossos olhos não podem ver…”]

Sem comentários:

Enviar um comentário