terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pão das mulheres


“Pão das Mulheres” de Mouette Barboff

A obra “Pão das Mulheres”, agora publicada pela Âncora Editora, sistematiza e dá a conhecer um amplo conjunto de práticas, técnicas e costumes relativos aos processos tradicionais de confecção do pão, aos processos de cultivo e moagem dos cereais (trigo, centeio e milho) que constituem a sua matéria-prima, assim como aos próprios universos relativos aos contextos sociais que conferem sentido e relevância à produção e ao consumo do pão caseiro em Portugal.

Suportado por intenso trabalho de terreno realizado pela autora entre as décadas de 1980 e 1990, em diversas comunidades e regiões de Portugal, ”Pão das Mulheres” é um livro fundamental para compreender a importância do pão, que pretende contribuir para a valorização do trabalho feminino e da diversidade dos saberes e práticas tradicionais inerentes a esta componente fundamental do património gastronómico nacional.


Mouette Baboff é doutorada em Etnologia/Antropologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da associação científica “L’Europe, Civilisation du Pain” durante dez anos, e, agora, fundadora e administradora do recurso online “Les Civilisations du Pain”, que pertence à Fundação Maison des Sciences de l’Homme (Paris). Apaixonada pelo tema do pão, é uma reputada especialista neste domínio em Portugal, França e outros países europeus.

As suas pesquisas deram origem a uma tese sobre o ciclo do pão caseiro em Portugal, a várias exposições e filmes documentais, assim como a publicações de diversas obras, entre as quais “Terra Mãe Terra Pão”, catálogo da exposição homónima realizada no Ecomuseu do Seixal em 1995-1996, que veio a dar origem ao livro homónimo publicado pela Âncora Editora em 2005; “Pains d’hier et d’aujourd’hui”, publicado em Paris pelas Editions Hoëbeke em 2006 (primeiro prémio de Gourmand Awards); “O pão em Portugal, o livro que cheira a pão”, publicado pela Inapa em 2008 e considerado um dos melhores livros de gastronomia em Portugal; “A tradição do pão em Portugal” , publicado pelos CTT em 2011 (primeiro prémio de Gourmand Awards). Mouette Barboff participou também no “Diccionnaire universel du pain”, publicado em Paris pelas Editions Robert Laffont, em 2010.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível da autora o título: “Terra Mãe, Terra Pão”]


Sem comentários:

Enviar um comentário