quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A doçaria portuguesa - Norte

fotografia Gonçalo Barriga
“A Doçaria Portuguesa – Norte” de Cristina Castro, fotografia Gonçalo Barriga

A colecção A Doçaria Portuguesa, composta por cinco volumes, visa facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea.

A investigação é desenvolvida por Cristina Castro, responsável pelo projecto No Ponto (noponto.pt), em parceria com uma equipa multidisciplinar e com a orientação do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e da historiadora Isabel Fernandes.

O presente volume, Norte, retrata as actuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces, com um rigoroso estudo bibliográfico que acompanha a informação recolhida in loco, um magnífico trabalho fotográfico de Gonçalo Barriga e gulosas ilustrações da autoria de Ana Gil.

De origem popular ou conventual, antigos ou recentes, famosos ou pouco conhecidos, os doces incluídos neste livro traduzem uma laboriosa investigação no terreno em busca da origem dos doces, das histórias de quem os faz, e dos locais onde prová-los. Sem dúvida, o melhor guia para adoçar as suas viagens.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também os seguintes títulos: “Cozinha Transmontana” de Alfredo Saramago, colaboração de António Monteiro; “Sabores Judaicos – Trás-os-Montes” de Graça Sá-Fernandes e Naomi Calvão, fotografias de Valter Vinagre; “Crónicas Comestíveis” e “Comidas Conversadas – Memórias de Herança Transmontana” de António Manuel Monteiro; “Castanea – Uma Dádiva dos Deuses” e “Memórias da Maria Castanha” de Jorge Lage; “Bem Comer & Curiosidades” de José Quitério; “Terra Mãe, Terra Pão” de Mouette Barboff, “Pão Feito Em Casa” de M. Margarida Pereira-Müller; “erva uma vez... estórias cozinhadas com aromas!” de Patrícia Vilela, Luís Alves, Nelson Garrido, Pedro Botelho; “Fabrico Próprio – O Design da Pastelaria Semi-Industrial Portuguesa | The Design of Portuguese Semi-Industrial Confectionery” editado por / edited by Pedrita (Rita João, Pedro Ferreira) e / and Frederico Duarte; “O Livro de Pantagruel” de Bertha Rosa-Limpo; “O Vinho do Porto na Cozinha” de Dias Vieira; “Cozinha Portuguesa – Sardinhas” – em português, espanhol, francês e inglês, “Cozinha Portuguesa – Bacalhau” – em português, espanhol, francês e inglês, “Cozinha Portuguesa – Receitas com Vinho do Porto” – texto em português, espanhol, inglês e francês, “Cozinha Portuguesa – 10 Receitas de Conservas – texto em português, espanhol, inglês e francês; “Pão & Vinho – mil e uma histórias de comer e beber” de Paulo Moreiras , “A Dieta Ideal – receitas familiares e saborosas” Francisco José Viegas , “Ágape – Banquete Ritualístico Maçónico” de Armando Fernandes]


Sem comentários:

Enviar um comentário