domingo, 7 de agosto de 2016

15.ª Feira do Mel e Artesanato, Pedras Salgadas


A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real, irá participar com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, na 15.ª Feira do Mel e Artesanato, que acontecerá nos dias 13 (sábado, das 14h00 às 24h00), 14 (domingo, das 14h00 às 24h00) e 15 (segunda-feira, das 14h00 às 20h00), no Parque Termal em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar.

De 13 a 15 de agosto, a XV edição da Feira do Mel e do Artesanato realizar-se-á na área envolvente à Nascente Pedras Salgadas, em pleno parque termal.

Com este evento, a Câmara Municipal e a Aguiarfloresta, com o apoio de Turismo de Portugal, promovem o mel e os seus produtores e os artesãos da região que trabalham os seus artefactos. Para o presidente da Câmara, Alberto Machado a feira «vai de encontro às aspirações económicas e sociais da comunidade local».

O mel é um produto de qualidade e exemplo de boa interação entre a natureza e o ser humano. O concelho de Vila Pouca de Aguiar também aqui foi bafejado pela natureza, em que essencialmente se produz mel de urze e multifloral (urze, rosmaninho, castanheiro, e outras). Aqui, cerca de cem apicultores trabalham em quase duzentos apiários. Entre a montanha e o vale, há quase cinco mil colónias. No artesanato, o concelho tem cerca de sessenta artesãos a trabalhar em barro, granito, madeira, ferro e linho.

Na tarde de sábado, a partir das 14h, proceder-se-á à abertura oficial do certame, seguida de animação musical até à realização do concurso Doce Mel, que vai atrair variada doçaria confecionada com mel e outras iguarias regionais. À noite, a associação ACREPES irá promover o 22º festival de folclore.

Na manhã de domingo, vários conhecedores do setor irão abordar a apicultura na atualidade e, à tarde, há mais concursos temáticos, nomeadamente qualidade e rótulos de mel. A animação musical na feira vai estender-se à Loja Interativa de Turismo que comemora o seu primeiro ano de atividade. À noite, a associação Aguavelames irá promover um encontro de cantares.

Na segunda-feira, 15 de agosto, a tarde iniciará com as peças de xadrez do 2º open da Associação de Rebordochão que, de seguida, darão lugar às peças de artesanato de um concurso onde imperam a originalidade e a qualidade. Atividades desportivas e culturais preenchem uma feira que se realiza no coração da rainha das termas. 

PROGRAMA

Sábado, 13 de Agosto
14:00h
- Abertura Oficial da XIV Edição da Feira do Mel e do Artesanato
- Animação Musical
18:00h
- “Doce Mel”: Concurso de Doçaria Confecionada com Mel
21:00h
- XXII Festival de Folclore da ACREPES

Domingo, 14 de Agosto
9:30h
- Seminário – “Apicultura na Atualidade”
(Local: Parque Termal de Pedras Salgadas;
Org.: FNAP, Aguiar Floresta, Município de VPA)
14:00h
- Abertura da feira ao público
15:00h
- Concurso de Qualidade do Mel
15:30h
- Concurso dos melhores Rótulos de Mel
17:00h
- Animação Musical
18:00h
- Comemoração do 1º Aniversário da Loja Interativa de Turismo
21:00h
- Encontro de Cantares do Aguavelames

Segunda-feira, 15 de Agosto
14:00h
- Abertura da feira ao público
14:30h
- 2º Open de xadrez da ACDR
15:00h
- Concurso de Peças de Artesanato
16:00h
- Demonstração de Artes Marciais
   Kempo da Associação de Artes Marciais de Pedras Salgadas
17:00h
- Animação Musical
20:00h
- Encerramento da Feira

Sem comentários:

Enviar um comentário