segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro

III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro
dia 23 de Fevereiro de 2014 (domingo), pelas 15h00
na Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança


«A escrita, o livro, a leitura: um mundo! Vasto e complexo mundo! Quem encontrarei disponível para me acompanhar num breve olhar sobre ele?
Mundo habitado. O olhar encontra imediatamente os escritores e os leitores. Depois, entre a escrita e o livro, está o editor com o seu trabalho emérito. Entre o livro e a leitura estou eu, o livreiro. O escritor publica a escrita, o editor publica o livro, o livreiro “publica” a leitura
Manuel Medeiros, o Livreiro Velho (da livraria Culsete, Setúbal)


O III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro já tem data e local definido: será realizado no dia 23 de Fevereiro de 2014, domingo, pelas 15h00, na Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança.

O I Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro realizou-se no dia 24 de Março de 2013, no espaço da livraria Traga-Mundos em Vila Real. Nesta primeira realização, procuramos privilegiar o encontro de livreiros que possuam uma livraria nesta região, para nos conhecermos melhor, partilharmos experiências e expectativas, procurarmos colaborações e parcerias.
Se nem todas puderam marcar presença, algumas livrarias «responderam afirmativamente ao convite para se sentarem à mesma mesa e debaterem preocupações comuns e sinergias possíveis para uma melhor estratégia de afirmação das livrarias ditas “tradicionais”.
Os livreiros deixaram o seu testemunho e algumas preocupações derivadas da própria conjuntura actual, mas do encontro saíram já algumas intenções de conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua região.»

O II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro aconteceu no dia 2 de Junho de 2013 desta feita na Poética - Livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros.
«No centro do encontro esteve o debate em torno do tema "O futuro das livrarias tradicionais: Que estratégias?", e a continuação do trabalho de reforço das sinergias entre as livrarias com o propósito de dar mais voz mas também de repensar formas alternativas e concertadas de viabilização económica deste sector numa dimensão regional.»

Neste III Encontro, para além do grupo central e organizador – Casimiro Fernandes, Livraria Rosa d’Ouro, Virgínia do Carmo, Poética – livros, arte e eventos, e António Alberto Alves, Traga-Mundos –, reiteramos o convite a todas as livrarias da região para participarem, no sentido da criação de um movimento o mais abrangente possível.
Estamos a convidar editores em cujos catálogos se incluam obras e autores da região.
Estamos a convidar os escritores, nomeadamente endereçando um convite à Academia de Letras de Trás-os-Montes, com sede em Bragança.
Estamos a alargar os convites à comunidade: professores, bibliotecários, leitores, etc.

Para além de uma reflexão livre e espontânea, iremos solicitar alguns textos que sirvam de mote ao encontro – não esquecendo os objectivos que foram traçados no anterior: «conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua área.».
Também iremos organizar a participação no Encontro Livreiro da Livraria Culsete, em Setúbal.

Neste sentido, convidamo-lo para estar presente neste Encontro, trazendo o seu testemunho como livreiro, editor, autor, professor, bibliotecário, LEITOR, etc.

Na expectativa de um acolhimento positivo e de uma participação empenhada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
António Alberto Alves


Nota: Recordamos que esta iniciativa surge na sequência do Encontro-Livreiro nacional, que acontece uma vez por ano (sempre no último domingo de Março) em Setúbal, na Livraria Culsete [e cujo o debate e a troca de ideias continuam no Isto Não Fica Assim!]


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 7 a 25 Fevereiro de 2014: exposição “desenhos” por Eduardo Ferreira;
- dia 22 de Fevereiro de 2014 (sábado), das 17h00 às 19h00: Atelier de Escrita Criativa por Daniela Costa;
- de 28 de Fevereiro a 18 de Março de 2014: exposição “As Caras Somos Nós Em Voz Alta” de Rosa Pais e Eduarda Freitas;
- dia 2 de Março de 2014 (domingo), pelas 7h30: passeio pedestre pela orla da Barragem do Azibo + participação no “Entrudo Chocalheiro” de Caretos de Podence, por Lagoa Trekking;
- de 14 a 16 de Março de 2014: passeios pedestres em alta montanha, Sanábria, por Lagoa Trekking;
- dia 30 de Março de 2014 (domingo), pelas 15h00: V Encontro Livreiro, Livraria Culsete, Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário