quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Boletim Cultural, Liceu Camilo Castelo Branco

Boletim Cultural n.º 19, Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real

Discurso do Senhor Coordenador do Boletim Cultural:
«Boletim Cultural é uma revista artístico-literária e científica, propriedade da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Desde o seu nascimento pretende ser (e tem sido) aberta a diferentes sensibilidades e temas culturais, artísticos e científicos, preenchendo um espaço que não existia, e ainda campo de cultivo não vedado, um meio de publicação e incentivo à produção de todos aqueles cuja vida é questionar e intervir em diálogo e movimento, como se pode ler no seu editorial incluso no nº 0.

O primeiro número vindo a lume, o Zero, datado de Setembro de 1990, foi apresentado em sessão pública, no dia 19 de Outubro do mesmo ano, na Sala de Professores desta Escola.
A pluralidade temática tratada no Boletim Cultural, ao longo dos tempos, abrange diversas áreas do saber situadas ao nível do ensino básico, secundário e universitário, no âmbito da Literatura e Crítica Literária, Gramática, História, Filosofia, Física, Matemática, Biologia, Botânica, Ecologia, Música, Urbanismo, Gestão Escolar, Pedagogia, Biografismo, Ensaísmo, Informática, etc.

O Boletim Cultural tem contado com a valiosíssima colaboração de escritores consagrados, caricaturistas de renome, professores de todos os graus de ensino, mas também com a participação, não menos importante, de alunos e especialistas de diversas outras áreas.
No dia 16 de março passa o centésimo octagésimo oitavo ano do nascimento de Camilo Castelo Branco, o patrono desta escola, oficialmente, desde 1919 (há 94 anos).
O Boletim Cultural vai fazer 23 anos e hoje, 15 de março, apresentamos a edição nº 19, que exigiu chamar-se “ O 21” e já veremos porquê.

Boletim Cultural é uma revista que se manifesta sobretudo pela continuidade e pela rutura: oculta o que se vê e mostra o que se oculta. Necessário é que o leitor tenha a pa-ciência de ler o que está debaixo das palavras, dos desenhos, dos símbolos.
A capa, por exemplo, vale sobretudo por aquilo que se mostra e se escapa e se mostra de novo…
À primeira vista, é uma capa cinzenta, acabrunhante, cor do nevoeiro pesado e de muitas almas;
Depois, se não em primeiro, traços verticais, horizontais, hieroglíficos que nada dizem, pois são preguiçosos (como todos os textos).

Mas, vejamos:
- O fundo é a fotografia de uma das pedras da entrada do Liceu, que entre outras coisas, pode representar a firmeza, a verticalidade, o telurismo, a permanente continuidade;
- Os arabescos ou traços, ora escondem, ora mostra: B C XXI;
- Vendo bem, este Boletim tem o nº 19, mas é designado por “O 21”.
- Na verdade, trata-se da 21º número, pois em 1990 saiu o 0(zero), e em 1998, uma edição especial não numerada, com textos exclusivamente de antigos alunos.
- Assim sendo, tem razão o 21, que quis rasgar o nevoeiro da capa e do início do séc. XXI e mostrar que o dia 21 de março é o primeiro da primavera, tempo de ressurgir, que o simbólico interior da capa realça com o colorido dos 21 desenhos/pinturas, bem como com os motivos selecionados que exortam à viagem, sem medo dos monstros do nosso mesquinho quotidiano.
Afinal, o Boletim quer dizer que a capacidade de Sonhar, de descobrir novos horizontes é importante, e que é nos momentos de maior desencanto, de Nevoeiro, que mais precisamos do colorido das ideias.

Agradecimentos:
À Direção da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco pelo carinho e entusiasmo com que tem vindo a abraçar este projeto;
À Associação dos Antigos Alunos do Liceu Camilo Castelo Branco, pela dedicação e firmeza que dão ao Boletim;
Aos professores de Artes, nomeadamente Professora Graça Campolargo e Professor Márcio Pontes, pelo engenho e arte na conceção da capa;
À Filandorra, Teatro do Nordeste, pelo emocionante momento de representação teatral;
A todos os colaboradores que, com os seus trabalhos, tornaram realidade esta edição;
À Professora Delfina Rodrigues, por ter aceitado o convite para apresentar o resultado final deste projeto, tarefa que realizou com requinte, abrangência, e descontraída elevação.»
Coordenador do Boletim Cultural, Professor Henrique Morgado, 15/03/2013

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[recordamos que na livraria Traga-Mundos em Vila Real se encontram disponíveis os seguintes números do referido "Boletim Cultural da Escola Secundária Camilo Castelo Branco": n.º 2 de Setembro 1991, n.º 3 de Maio 1992, n.º 4 de Dezembro 1992, n.º 5 de Maio 1993, n.º 6 de Março 1994, n.º 7 de Junho 1998, Número Especial de Dezembro 1998, n.º 8 de Setembro 2000, n.º 9 de Dezembro 2001, n.º 10 de Março 2004, n.º 11 de Março 2005, n.º 12 de Dezembro 2006, n.º 13 de Março 2007, n.º 14 de Março 2008, n.º 15 de Março 2009, n.º 16 de Março 2010, n.º 17 de Março 2011 e o n.º 18 de Março 2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário