sábado, 3 de agosto de 2013

...a melhor loja de todo o Trás-os-Montes e Alto Douro

Traga-Mundos {Vila Real}


Voltei a Vila Real esta semana e por pura coincidência consegui entrar naquela que acho a melhor loja de todo o Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem o nome de Traga-Mundos e situada no centro de Vila Real (mesmo perto do Sinaleiro) mostra-nos que esta região está tudo menos esquecida, despovoada e acima de tudo: parada.


Segundo aquilo que diz no site do Reino Maravilhoso esta loja tem como objectivo construir uma referência quando se pensa na região do alto douro vinhateiro, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato. Quer-se um espaço com diversos nichos de interesse. Esta loja é assim uma livraria especializada na temática do douro, incluindo álbuns de edição cuidada e guias (turísticos, vinhos, vinhos do porto, quintas, castas), onde estarão presentes os autores locais e regionais com projecção nacional e universal – A.M. Pires Cabral, António Cabral, João de Araújo Correia, Otílio Figueiredo, Miguel Torga. Mas também uma loja de vinhos do douro, desde o vinho generoso – também denominado do porto – ao vinho moscatel, com exemplares de aguardentes velhas. É ainda, uma loja de mercearia fina: de compotas a ervas aromáticas, de chás a licores, privilegiando produtos certificados (denominação de origem, produção biológica). E por fim, encontra-se também como uma loja de artesanato, desde a olaria negra de bisalhães a cestaria, do linho a confecção tradicional, da latoaria a outros artefactos. Um local onde poderá igualmente encontrar informação turística, sobre eventos, romarias, restauração, alojamento, percursos, museus, igrejas e capelas, parques naturais.


E embora esta loja pareça abarcar muitas coisas, ela é ainda muito mais: é um sitio de cultura, um elo de ligação entre o passado e o presente. Para além disto tudo são organizados também vários workshops de várias temáticas entre outras coisas neste local. Estar em Vila Real sem o visitar para além de ser uma pena, deveria de ser proibido. A loja é mágica, a simpatia abundante e o cheiro a Alto Douro e ao nosso Portugal ainda mais latente. Vale a pena ver que ainda existem sítios que não nos deixam esquecer do quão bom é a nossa terra. 

Mail: traga.mundos1@gmail.com 
Morada: Rua Miguel Bombarda, 24 - 26 - 28 | 5000-625 Vila Real, Portugal


Mariana Neves, 19 anos. Apaixonada pela vida, amante da Natureza. Com imensa fé no Amor. Vegetariana desde 2009. Viciada em chá desde que me recordo. No 2ºano de Reabilitação Psicomotora, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. A criar o Projecto Cartas Cruzadas desde Maio de 2012. Uma eterna viajante sonhadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário