quinta-feira, 29 de agosto de 2013

100% lã - tintura natural

lhana – CACHARELA

Fio 100% lã indicado para malha, crochet e tecelagem, fiado à mão em roca e fuso manual. Composto por dois fios torcidos manualmente em torno tradicional no Planalto Mirandês.

O Projeto LHANA surge com o propósito de dar utilidade à lã de raças de ovelhas autóctones portuguesas, pagando um preço justo pela lã de rebanhos locais e impulsionando ofícios em desuso como a fiação manual, a malha e a tecelagem.

Disponível em meadas de lã 100gr com tintura natural (amora, cebola, celidónia, lirio-dos-tintureiros, rosmaninho, phytolaca e phytolaca sp.) e meadas de lã 100gr s/ tintura

«Em regiões onde predomina a pastorícia de ovinos, a lã constitui a matéria – prima primordial das vestimentas tradicionais. Os ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa são reconhecidos pela sua aptidão para a carne, mas também pelas fibras de lã forte e compridas usadas tradicionalmente para o fabrico das capas de honra Mirandesas, casacos, meias e tapetes de artesanato regional. A mecanização veio facilitar os modos de produção, acabando até em muitos casos por suprimir processos artesanais que hoje, só os mais antigos sabem contar. Actualmente a lã não tem valor de mercado, na maioria dos casos os produtores vendem-na a preços irrisórios que não cobrem sequer os encargos com a tosquia. 

Assiste-se portanto ao desaproveitamento de um recurso com grande potencial, que poderia incrementar o rendimento de pastores e criadores e ser uma mais-valia em termos de valorização das raças autóctones de ovinos. Com esta actividade pretendemos alertar para a importância da valorização de um produto com uma grande importância em termos sociais e culturais, bem como divulgar as práticas tradicionais relacionadas com a sua transformação.» (Actividades Rurais em Extinção – O Ciclo da Lã – Do Pastoreio ao Tear, Associação ALDEIA)

O projecto Lhana pretende valorizar um recurso que se encontrava subaproveitado - a lã de ovelha. Com isso, pretende revitalizar os antigos ofícios ligados ao trabalho da lã, e ver reconhecido o importante ofício de pastor e fomentar a pastorícia de percurso altamente importante para a conservação da biodiversidade do Planalto Mirandês.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário